segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Mais de 60 mil crianças não tomaram a segunda dose da vacina contra gripe

No Paraná, pelo menos 61 mil crianças entre 6 meses e 2 anos devem retornar às unidades de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a gripe. Até esta sexta-feira (31), apenas metade das crianças imunizadas na primeira etapa já haviam recebido o reforço, necessário para que a vacina conceda a proteção esperada contra a doença. 

DivulgaçãoDurante a campanha de vacinação, encerrada dia 5 de junho, o Paraná conseguiu imunizar 85% do público-alvo de crianças menores de cinco anos, o que representa 560 mil paranaenses. Agora, o apelo é para os pais ficarem atentos às carteirinhas de vacinação para não perder a data da aplicação da segunda dose. 

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas, o ideal é que o reforço seja feito 30 dias após a primeira aplicação. “Só com o esquema vacinal completo, de duas doses, é que meninos e meninas estarão realmente protegidos”, ressaltou. 

Apesar do final da campanha, a vacina continua disponível de forma gratuita para os grupos prioritários na rede pública. É preciso, no entanto, entrar em contato com a secretaria municipal de saúde para verificar em quais unidades as doses ainda estão sendo ofertadas. 

De acordo com um levantamento da Secretaria estadual da Saúde, em nove regiões a cobertura vacinal da segunda dose infantil está abaixo da média estadual. “Queremos aproveitar as próximas semanas para melhorar estes índices chamando a atenção para a importância do complemento do esquema vacinal das crianças”, disse o coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro. 

BALANÇO – Somente neste ano, 2,7 milhões de doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas no Paraná. Isso fez com que o Estado tivesse um dos melhores desempenhos do país na campanha de vacinação, atingindo a meta de imunizar mais de 90% do público-alvo. 

Entre os grupos prioritários beneficiados inicialmente estavam gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde, doentes crônicos e indígenas. 

Tendo em vista o envio de um lote extra de 200 mil vacinas para o Paraná, na semana passada a Secretaria Estadual da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação para pessoas com mais de 55 anos. 

PROTEÇÃO – Como nos anos anteriores, a vacina disponível no SUS protege contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Seu uso somente é contraindicado para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário