Saber lidar com as emoções é fundamental para o alcance e a manutenção de uma vida equilibrada. A pergunta que muitos fazem é se este equilíbrio é possível. Sim, é possível, e para isso existem diversos métodos e maneiras de consegui-lo.
Um método bastante eficaz é a atenção e o cuidado na maneira como se respira. Tente lembrar-se de um momento em que você estava ansioso ou nervoso e pense em como a sua respiração estava naquele momento, certamente você estava respirando rápido e de maneira ofegante. Em contrapartida, se você lembrar-se de uma situação em que permanecia sereno e tranquilo concluirá que sua respiração, naquele momento, estava lenta, pausada e longa.
As emoções negativas e o stress desencadeiam a produção do hormônio do estress e a adrenalina, que alteram a respiração tornando-a curta e rápida, o que, por sua vez, não permite que o organismo receba a quantidade de oxigênio necessária para o seu bom funcionamento. A tendência é que a produção de adrenalina e o hormônio do stress também prejudique a respiração e assim a situação vire uma bola de neve morro abaixo, uma coisa prejudicando a outra.
Quando respiramos lenta e pausadamente nosso organismo recebe oxigênio na medida certa para seu equilíbrio, e todos os órgãos do corpo, inclusive o cérebro, funcionam melhor. A circulação sanguínea também funciona melhor pois o sangue está melhor oxigenado.Quando o cérebro recebe oxigênio em quantidades corretas, o raciocínio e a concentração passam a exercer uma atividade mais equilibrada, portanto, pensamos com maior clareza, tendemos a refrear os impulsos e, portanto, dominar melhor os sentimentos.
Quando você estiver estressado, tenso ou nervoso, experimente respirar fundo e devagar várias vezes e perceberá uma diferença no seu nervosismo, a tendência é que você vá se acalmando na medida em que for respirando de maneira mais tranquila.
Faça um breve exercício neste momento, respire lenta e profundamente 5 vezes, sem pressa e concentrado da leveza da tua respiração. Possivelmente você se sentirá um pouco mais aliviado. Agora pense na possiblidade de, diariamente, executar exercícios de respiração nos quais são utilizados o tempo entre 10 a 30 minutos. Profissionais da área da saúde (médicos, psicólogos, psiquiatras, etc), sabem que pacientes que praticam exercícios para a respiração dominam melhor suas emoções e sentimentos e tem maior controle sobre suas atitudes. A respiração e a mente estão intimamente ligadas. Ao controlar a respiração, você controla a mente que, imediatamente, se tranquiliza, e isto te faz se sentir mais relaxado e revitalizado. É por isso que, instintivamente, dizemos para alguém “respirar fundo” antes de uma tomada de decisão ou mesmo em um momento em que a pessoa está nervosa.
Pelos próximos dias preste maior atenção na sua respiração e faça o exercício de respirar longa e pausadamente várias vezes ao dia, ou se puder, sentado um local tranquilo e confortável, respire calmamente por alguns minutos, e dentro de poucos dias você perceberá que estará, no mínimo, mais tranquilo e com a concentração melhor. E lembre-se de que para que sua vida melhore é necessário esforço, não adianta praticar 2 dias e esperar um milagre, é necessário esforço e dedicação, até que você aprenda e condicione seu corpo a funcionar da maneira correta.
MariceliBernini é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina e possui Consultório de Psicologia em São João do Ivaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário