sábado, 19 de outubro de 2013

Sancionadas leis da Expo Japão e do centenário do Movimento Schoenstatt

LeisLJP
As Leis garantem a inclusão de duas novas comemorações no calendário oficial do município

O Prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, sancionou na tarde de hoje (18), a Lei nº11.923/2013 e a Lei nº11.924/2013, A primeira inclui no calendário de comemorações oficiais do município a Exposição Agrícola de Londrina – Expo Japão, e a segunda declara o ano de 2014 como o Ano de Centenário de Fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt. A 
LeisLJ2P
solenidade foi no gabinete do prefeito, as 14h e teve a participação dos vereadores Elza Correia, Péricles Deliberador, Tio Douglas, Roberto Kanashiro e Mario Takahashi, além de representantes da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), que organiza a Expo Japão, e do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Kireeff fez questão de lembrar toda a contribuição que ambos os movimentos deram para o crescimento da cidade. “Londrina é um ambiente favorável para as pessoas. Muitos vêm para cá procurando serviços e também para investir. Londrina é uma cidade espetacular, e isso é herança construída pelos nossos pioneiros, pioneiros dos quais faziam parte membros esses dois movimentos, tão expressivos e que tanto contribuíram e ainda contribuem para nossa cidade. Hoje estamos prestando uma justa homenagem e agradecendo especialmente esses dois grupos com toda a honra e prazer.”
Expo Japão

O presidente da ACEL, Roberto Takeda, representou a associação no evento. “É com muita honra que estou aqui hoje, em nome de toda uma comunidade, a comunidade japonesa, a comunidade da ACEL. Já fizemos 52 edições da Expo Japão e agora estamos sendo reconhecidos publicamente como as
LeisLJ4P
sociação cultural. Temos nossos departamentos de taikô, karaokê e beisebol, por exemplo, que são características tradicionais fortes da cultura japonesa. Essa sanção de Lei é uma conquista de todos que trabalharam desde o início e que fazem parte dessa história.“
A inclusão da Expo Japão nas comemorações oficiais resulta do Projeto de Lei nº 178/2013. A feira será realizada anualmente, na primeira quinzena do mês de junho, com o objetivo reunir a variedade dos aspectos da cultura japonesa, mostrando sua essência, além de sua importância para Londrina. Durante a exposição os interessados podem conferir diversos aspectos dessa cultura através da gastronomia, comércio, simpósios agrícolas e culturais, dentre outras coisas. A exposição será coordenada pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL).
Ano de Centenário de Fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt
O coordenador da Comissão Organizadora das ações de comemoração do ano do centenário de Fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Luiz Shiroma, lembrou da importância de se institucionalizar o ano de comemoração. “Hoje comemoramos a abertura do nosso ano jubilar. Estamos muito alegres em estar aqui. Agradecemos a iniciativa dos vereadores Tio Douglas e Kanashiro, e também do prefeito, que está sancionando a lei hoje. É uma ação muito importante tendo em vista todas as comemorações que faremos ao longo deste ano.”

O representante do movimento, Padre Ivan, lembrou a ligação estreita existente entre as irmãs de Schoenstatt e Londrina. “O movimento chegou aqui em 1936 e desde então as irmãs se envolveram em várias áreas, principalmente educação e saúde, e construíram uma relação mui
LeisLJ3P
to particular com a cidade. Nosso movimento é internacional e está presente nos cinco continentes, mas em Londrina existe uma ligação especial. Este ano é um marco para o movimento e pretendemos manter essa relação e contribuir ainda mais para sociedade.”
A declaração do ano de 2014 como o Ano de Centenário de Fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, é o resultado do Projeto de Lei nº 2223/2013. A Comissão Organizadora irá definir quais atividades e festividades serão realizadas. O padre José Kentenich foi o criador da Obra Internacional em 1914, em Schoenstatt, na Alemanha, com o objetivo de fundar um movimento capaz de resgatar os valores tradicionais.
Fotos: Luiz Jacobs

Nenhum comentário:

Postar um comentário